quarta-feira, maio 23, 2012

Custódio

Que é um excelente jogador de futebol (quase) ninguém tem duvidas.
Foi-o demonstrando ao longo da sua carreira, desde muito novo, por todos os clubes portugueses e estrangeiros por onde passou.
Não foi por acaso que ainda muito novo chegou a capitão do Sporting ou protagonizou uma transferência para a Rússia por valores muito interessantes.
Quando um dia regressou ao seu primeiro clube, o Vitória, fui daqueles que publicamente manifestou o seu regozijo pela contratação dada a valia do jogador e o reforço que indiscutivelmente prometia ser.
Por razões várias, das lesões que o apoquentaram às opções erradas do treinador da altura, a verdade é que o regresso de Custódio ao Vitória esteve longe de ser o sucesso que todos ambicionavam a começar pelo próprio.
E por isso um dia foi para Braga.
Essencialmente porque não se sentiu desejado no seu clube!
E a verdade é que no seu actual clube, pese embora algumas inoportunas lesões, fez duas épocas de muito bom nível e impôs-se como um dos melhores médios do futebol português.
Fiquei, como todos os vitorianos, revoltado pela forma provocatória como ele festejou um golo que nos marcou semanas atrás confundindo quem o tratou menos bem com um clube e uma massa associativa que sempre gostaram ele.
Mas momentos infelizes todos têm.
E não confundo as coisas.
Custódio foi convocado para a fase final do Euro 2012 por mérito próprio e espero que faça um grande campeonato da Europa.
Algures quem o preteriu, em favor de um brasileiro chamado Cléber desaparecido nas profundezas da II divisão espanhola, bem pode fazer um “mea culpa” pelo erro tremendo que foi deixar sair um jogador que tinha claramente lugar no Vitória.
Como escrevi na altura.
E se comprova agora necessário fosse…
Depois Falamos

P.S. E prefiro nem pensar quanto pode valer o "activo" Custódio depois do Europeu...

11 comentários:

Vasco Santos Castro disse...

1- Não posso nem consigo acreditar que o SCB, tendo em conta o preço ridículo pelo qual foi transferido, foi a única equipa que manifestou interesse e avançou para a contratação do Custódio. Ao ir para a mesma equipa tanto ele como a direcção falharam redondamente (à semelhança do que aconteceu com o Moutinho ao ir para o FCP);

2- Tal como disse "ninguém está acima do clube" e, como tal, é completamente desnecessário falar sobre esse sujeito;

3- Além disso, aquando da "sua" eleição, afirmou neste mesmo espaço que seria incorrecto dar opiniões pessoais acerca do nosso Vitória e dos seus jogadores (posição com a qual concordo por inteiro). Ora, se tal não se enquadra com as suas funções, mais inoportuno ainda parece-me tecer comentários acerca de um JOGADOR (que não passa disso mesmo) do nosso maior rival;

4- Acerca do jogador em questão, não tem a qualidade que parece que lhe querem dar. O mérito é mais da estratégia de jogo implementada e do seu treinador que do próprio. Se reparar-mos bem, o Custódio limita-se a fazer aquilo que qualquer um consegue e pode fazer (e aí reconheço-lhe a inteligência e mérito): recuperar a bola e tocar ao lado; um trinco passivo com um bom jogo aéreo -quando se aventura a fazer passes longos e passes de risco é patente a falta de toque de bola;

5- Dinis;

6- Continuem o que para mim está a ser um bom trabalho.

Vitória Sempre!

Anónimo disse...

Caro Luis cirilo,

como sabe nutro respeito e confiança que pode levar o Vitória ao lugar que merece. Dito isto, este post que acaba de colocar considero em primeiro lugar ser um tanto ou quanto oportunista e é um ultraje para todos os Vitorianos esta pessoa sem alma que aparece ai na foto, por isso considero que foi muito infeliz.

Opiniões não deixam de ser opiniões.

Pedro disse...

Caro Cirilo, este post é claramente uma resposta ao Sr. Manuel Machado. Não lhe fica bem, nem deveria dar-se a esse trabalho. Lembre-se que agora é vice-Presidente do Vitória e, como tal, tem de ter outro recato.

Abraço

Miguel Sampaio disse...

Ora bem.

Ao contrario do que ja se vai postando aqui eu concordo em absoluto com este post. Primeiro porque nao sou politicamente correcto. Nao faço nem digo coisas (ou deixo de as dizer) so porque alguem se pode ofender. Se achar que o devo fazer assim o farei, e assim sendo nao é porque agora esta como Vice que vai deixar de ter voz e pensar pela propria cabeça. So tem é que ponderar o que vai dizer e se achar que deve...força.

Em segundo porque eu, pelo menos, olho para este post como uma resposta a quem atacou primeiro. E assim sendo está a defender o clube. E defender o clube nao é so quando falam mal do Vitoria, mas sim quando se critica quem nele trabalha e que para ja ninguem pode apontar um dedo. Vejamos o que acontecia com o Paulo Bento no Sporting quando ele era o unico a defender o grupo e a instituiçao e vinha mesmo a publico dizer isso. Ou mesmo o Mourinho no Real no tempo do Valdano se queixou do mesmo.

Por isso, louvo a sua atitude Sr Cirilo, e fico contente em saber que isso esta a mudar no clube, fazendo jus aquilo que o sr mesmo prometeu, que o Vitoria ia ter uma voz firme e que nao ia mais ser achincalhado na praça publica.

Chega de sermos ridicularizados.

Continue com o que tambem considero para ja de um bom trabalho.

Abraço

João disse...

http://youtu.be/lUZxlXkbaxM

Anónimo disse...

Esse sujeito é um ingrato, a forma como festejou os golos contra o Vitoria dizem tudo do tipo de gente que é!

Ricardo Campos disse...

o custodio foi um "tiro no pé" da ex direcção vitoriana.

deve custar ver o custodio na selecção...
paciência!!

p.s. acho que ainda não lhe dei os parabéns pela sua eleição, por isso aqui ficam os meus votos de felicidade para o novo cargo q ocupa.
e já sabe se quer que o Vitoria tenha sucesso, fuja dos exemplos benfiquistas como o diabo foge da cruz.

Anónimo disse...

Este blog, a partir do momento em que foi eleito para o Vitória, podia e devia "calar-se", no que ao Vitória dissesse respeito.
Para o bem de todos, especialmente do Vitória.
Pense bem no assunto.

Lima C-

luis cirilo disse...

Caro Vasco:
O que se enquadra ou não nas minhas funções compete a mim decidir.
O jogador em causa já não é jogador do clube e daí estar á vontade para falar sobre o assunto.
Quanto á qualidade do Custódio cada um tem a sua opinião e daí não vem mal ao mundo.
Caro Vitorianismo:
Vamos dar ás coisas a dimensão que elas realmente tem.
Caro Pedro:
Eu lembro-me bem que sou VP do Vitória. E este post é apenas um acto de justiça.A MM já respondi noutros sitios.
Caro Miguel Sampaio:
Obrigado pelas suas palavras. Interpretou correctamente o post e a minha forma de pensar.
Caro Anónimo:
Foi um momento mau dele. Quem não os tem?
Caro Ricardo:
Não me custa nada ve-lo na selecção. Custa mais vê-lo no braga.
Caro Lima C:
Não faltava mais nada.

Anónimo disse...

Pena que só responda a Vitorianos...
Quando se trata de responder a pessoas ou entidade que não são do VSC fica caladinho...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É para os vitorianos que vai a minha maior consideração. Quanto à insinuação que faz dê exemplos